Compartilhar...

Ler mais...

 Imprimir




Mensagem Especial



Inveja - Um Caminho de Morte

    

 


Ao pesquisar e ler o que dizem os dicionários sobre a inveja, observa-se que ela se traduz, comumente, pelo desgosto com o bem que outro possui e, também, pelo desejo de possuir ou desfrutar o que é de outrem, e geralmente acompanhado de outros sentimentos ruins. Com essas ideias preliminares em mente, meditemos sobre a inveja, tema tão comum e atual, buscando entendimento no que diz a Palavra de Deus.

Assim, de início, é muito importante entender que, na verdade, a inveja é um mal e que contamina. O Senhor Jesus a citou dentre outros males que levam à perdição eterna, como podemos meditar em Marcos 7:21-23. Conforme revelou o Filho de Deus, a inveja contamina o homem e procede do interior do coração. Está escrito:

"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,

Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."

(Marcos 7:21-23)

É preciso, ainda, compreender qual é a consequência de viver cometendo a inveja, isto é, qual será o destino daqueles que praticam a inveja em suas mais variadas formas e que, sem arrependimento, não mudarem a sua conduta para definitivamente a abandonarem. As Sagradas Escrituras deixam bem claro que todo tipo de inveja se trata de obra da carne e, também, dizem qual será o fim daqueles que a praticam:

"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam."

(Gálatas 5:19-21)

Sim; e trata-se de uma coisa tão maligna que faz haver outros desejos maus e, se não for confessada e deixada, a inveja levará a outros consequentes pecados gravíssimos. A Palavra de Deus diz que onde há inveja e espírito faccioso, há perturbação e toda a obra perversa! Está escrito assim:

"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa."

(Tiago 3:16)

Ao meditarmos no "toda" de Tiago 3:16, isso nos indica que a inveja é uma obra tão maligna, que levará a toda a coisa perversa que se possa imaginar. Como ela é terrível!

Ao pensarmos no que dizem os dicionários sobre a inveja, observamos que ela encontrou lugar desde o início e já se mostrou sobremaneira maligna, quando meditamos no que fez Caim com Abel, seu irmão. Após ele e a sua oferta não terem sido aceitos pelo SENHOR, mas sim Abel e a sua oferta, Caim então ficou fortemente irado, com o seu semblante transtornado, ainda que tenha recebido a Palavra do Senhor para que resistisse àquele desejo. Mesmo assim, Caim, filho de Adão e Eva, seguiu com o seu intento e matou o seu próprio irmão, tornando-se o primeiro homicida. Assim diz a Palavra de Deus:

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou."

(Gênesis 4:3-8)

Ninguém se engane com Caim e com o desejo que o dominou, pois a Palavra de Deus é bem clara ao revelar de quem ele era com tudo isso, e sobre as suas obras, como está escrito:

"Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas."

(1 João 3:12)

Ainda pensando no fruto da inveja entre irmãos, a Palavra de Deus também revela o porquê dos irmãos de José o terem vendido, entregando-o a mercadores midianitas, o que o levou a ser vendido no Egito e lá passar anos como escravo. E qual era a expectativa de vida de um escravo naquela época? Sem exagero, possivelmente uma vida extremamente e irreversivelmente sofrida, além da grande probabilidade de uma abreviação dos dias de sua vida. Graças a Deus, nada disso aconteceu, pois Deus era com José, senão… Horrível, também, pensar na profunda dor que deve ter sofrido o coração do pai de José, que recebeu dos irmãos dele a sua túnica e tingida com sangue de animal, e imaginou ter enviado seu filho para ser comido por uma fera no caminho. Impactante, ainda, é ler que os irmãos de José contaram isso ao próprio pai, sustentaram isso durante tantos anos e seguiram com as suas vidas. A Bíblia revela que os irmãos de José foram movidos de inveja para o venderem. E quantos outros males faz quem é movido de inveja! Está escrito assim:

"E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele."

(Atos 7:9)

Sim, a inveja é sobremaneira maligna! É capaz de contaminar a ponto de serem realizados tantos outros males. A Palavra de Deus a coloca em destaque, na escala de capacidade má e destruidora. Está escrito:

"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?"

(Provérbios 27:4)

A inveja é tão maligna que causa o mal no corpo também. Ela é um sentimento doentio, que leva ao apodrecimento dos ossos de quem a cultiva e à morte. Assim dizem as Sagradas Escrituras:

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos."

(Provérbios 14:30)

Entende-se, aprofundando espiritualmente, que as estruturas da vida do invejoso serão todas afetadas, por meio de uma corrupção progressiva e que culminará com a sua morte, se não confessada e deixada a tempo. Não falando aqui somente da morte física, mas da eterna também.

A inveja, realmente, já foi motivo de muitos males e mortes na humanidade. Ela esteve presente até relacionada à morte do Senhor Jesus. Se lembrarmos daquela passagem em que Pilatos mostrou-se procurando uma forma de livrar Jesus da morte, e se buscarmos na Palavra de Deus, então não somente vamos entender que Pilatos bem sabia que Jesus tinha sido entregue por inveja, mas que não parou por aí, sendo que os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo para que pedissem a soltura de um homicida, em lugar de Jesus. Outra consequência, foi que a mesma multidão persuadida acabou respondendo a Pilatos que o sangue de Jesus caísse sobre eles e sobre os seus filhos. Como a inveja é maligna e causadora de males! Só lendo para conferir a sua malignidade e capacidade destruidora... Está escrito:

"Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus. De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás! Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos. Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado!

Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco! E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado."

(Mateus 27:17-26)

Ao ler e meditar sobre tudo isso, percebe-se como a inveja também vai contaminando a ponto de causar uma espécie de bloqueio, uma cegueira espiritual completa, para que não se escolha mais o bem, e siga-se com perversos intentos e realizações malignas. Afinal, nada foi mais claro e evidente neste mundo, por meio das mesmas obras do PAI, que Jesus é mesmo o Senhor e Cristo, o Filho de Deus que havia de vir. Mas, aqueles que O entregaram não O viam assim...

Outro exemplo, mesmo depois de tantos sinais poderosos operados por meio do ministério de Moisés e de todas as evidências de que o Todo-poderoso era com ele, um grupo do povo foi levado pela inveja e essas pessoas acabaram sofrendo uma terrível morte. Meditemos...

"E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do Senhor. Abriu-se a terra, e engoliu a Datã, e cobriu o grupo de Abirão. E um fogo se ascendeu no seu grupo, a chama abrasou os ímpios."

(Salmos 106:16-18)

Agora, aprofundando um pouco mais, a inveja é mais maligna do que se possa imaginar… Não se trata apenas de só mais um desejo reprovável diante das pessoas e que alguém possa escolher, por ainda não ter percebido o quão ruim e destrutiva ela é. Então, para tal, meditemos na voz que havia no coração do próprio inimigo, quando ainda fora um querubim de luz e de altíssimo escalão, mas caiu e outros muitos anjos o seguiram, os quais também foram lançados com ele. Assim revelam as Sagradas Escrituras sobre o que dizia o coração do maligno, com relação ao que passou a desejar:

"Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."

(Isaías 14:11-15)

E também, sobre o inimigo, a Palavra diz o seguinte:

"Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam."

(Ezequiel 28:12-19)

Observemos, ainda, que as ações do maligno levaram que outros muitos anjos caíssem, seguindo após ele. Entende-se, como está escrito:

"E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."

(Apocalipse 12:3-9)

Impressiona muito perceber sobre a posição e a perfeição que tinha o querubim antes de cair, sobre as coisas que desejou, pelo que dizia em seu coração, e sobre o seu fim no reino dos mortos, como diz Isaías 14:15.

Com tudo isso, que entendamos profundamente, em nosso espírito, quão destruidora, e maligna, e caminho de morte é mesmo a inveja! E isso nos alerta gravemente para o quanto devemos ficar longe de termos qualquer tipo de inveja e como quem a possui precisa urgentemente se arrepender, confessar esse grave pecado a Deus, e deixá-la definitivamente.

Porque, muito pelo contrário de uma alma praticante desse pecado, quem está em Deus não é invejoso, pois Deus é amor e a Palavra diz que o amor não é invejoso. Assim dizem as Sagradas Escrituras:

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece."

(1 Coríntios 13:4)

Assim, se estivermos andando verdadeiramente em amor, então não praticaremos nenhum tipo de inveja.

Que os nossos corações sejam sempre e integralmente Amor!

Glória a Deus! Amém!

Em Cristo Jesus,

Missionário Ricardo.


Mais Mensagens...



Voltar






WhatsApp


facebook



 Imprimir




|

EVANGELON

|

Bíblia Sagrada

|

A Pregação

|

Louvor

|

Testemunhos

|

Igrejas

|

Caridade

|